quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Escola em minhavida....

Lendo um texto da revista Educação online(http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12603), gostei muito dessa citação pois me fez refletir sobre o papel da escola, sob uma nova perspectiva, pois estou me perguntando, e gostaria muito que todos também fizessem o mesmo, leiam e reflitam comigo:
Supervisor: [...] Em que tipo de escola nos encontramos?
Professor: Na Escola Noturna para Aprendizes da Área Comercial.
Supervisor: É uma escola superior ou inferior?
Professor: Inferior.
Supervisor: Talvez uma das mais modestas?
Professor: Sim, uma das mais modestas.
Supervisor: Exatamente, uma das mais modestas. É inferior às próprias escolas primárias, já que, afora as matérias que são apenas a mera repetição das que se ministram na escola primária (e, portanto, dignas de respeito), aqui se ensinam apenas os mais básicos rudimentos de ciências. De modo que todos nós (os alunos, o professor e eu, o supervisor) trabalhamos, ou seria melhor dizer... deveríamos trabalhar, como é nosso dever, numa das escolas mais modestas que existem. Isso é porventura algo desonroso?
Professor: Não, aprender jamais é desonroso. Além do mais, a escola é tão-somente um lugar de passagem para esses jovens.
Supervisor: E é também para o senhor um lugar de passagem?
Professor: Na realidade, para mim também.
Será que para nós, educadores, a escola também funciona como uma ponte um caminho que nos levará a nossa realização como seres humanos? Ou a vemos como um ambiente no qual transmitimos o que lemos ou ouvimos sobre um assunto qualquer, agindo de forma robotizada ?
O que é a escola em minha vida profissional e pessoal?
perquisado em:
Gabriel Perissé é doutor em filosofia da educação (USP) e professor do Programa de Mestrado da Universidade Nove de Julho (SP)no site:(http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12603).